…Caverna d'Zion…

o FUTURO muda o PRESENTE

Posted in Artigos Pessoais by Segundo on abril 24, 2009

tempoTodos os dias temos a oportunidade de viver de acordo com o momento que estamos passando. Dessa forma, somos seres que sentimos, achamos e nos conhecemos praticamente de forma diária. Nunca um dia é igual a outro, assim, como a chuva que cai sobre a terra também não é iguais nem as nuvens no céu. Entretanto, somos pessoas limitadas a situações que nos cercam, sujeitos aos nossos conceitos e preconceitos quando estamos passando por alguma situação que mereça uma melhor atenção de nossa parte… não conhecemos o todo, não somos como Deus, e nosso erro começa aí.

Toda nossa dificuldade em lidar com o futuro, com nosso amanhã, se reflete naquilo que somos e da forma que nos comportamos hoje. Se o amanhã é visto como algo sólido, firme e seguro, de pronto, nossos eixos e forças estão centrados na mesma direção desse “futuro” contudo, se não estamos seguros o bastante de onde queremos chegar o nosso presente se torna um estrada cheia de buracos, obstáculos e dificuldades, não que essas não existam quando nós sabemos onde queremos chegar, não é isso! O problema é que esses buracos, obstáculos e dificuldades são colocados por nós mesmos e não por forças externas. Fazemos isso olhando mais para o “ônus” do que para o “bônus” e isso nos tira do foco e dissipa nossas potência e forças que antes estava direcionadas somente para um fim.

O medo de não valer a pena um sacrifício ou de sofrer não só uma perda, mas principalmente uma derrota, é algo que nos afronta e nos acusa com um simples argumento:

questionSerá que vale a pena? Existe outros caminhos mais fáceis, então porque escolher esse que está te incomodando! E se você aceitar fazer esse sacrifício da melhor forma, quem te garante que depois disso as coisas serão melhores. Você não tem nenhuma certeza, a não ser do desconhecido futuro que te aguarda…

Argumentos bem racionais como 1+1 são 2. Dificilmente se pode ignorá-los quando se tem apena certeza da incerteza futura e a mera espectativa de sofrimento e de sacrifício no presente. Parece que o valor nesse caso é algo que não se pode medir em moeda corrente, pois nós mesmos é que fazemos a cotação de seu valor.

Não é uma questão simples de se ter ou não a resposta para essa pergunta. Acho que se tivéssemos a resposta não sei se poderia ser gerado através dessa resposta algo que despertasse, estimula-se ou até desenvolve-se no interior de cada um a motivação necessária de correr para o alvo, dando o melhor de si mesmo.

grito1Quando existem questionamentos que me maltratam e me deixa vulnerado, minando minha personalidade, meu caráter e meu intelecto tenho um exercício que faço para ir a superfície para respirar: Me pergunto como uma pessoa que não tem Deus se comportaria nesses casos…. e segundo a conclusão que chego verifico onde que minha fé e meu Deus tem sido de relevância nesses casos… e a maioria das vezes fico na superfície por mais tempo tomando ar, antes que mais alguma coisa aconteça e me puxe para o fundo novamente.

Não quero relativizar o preço alto que se deve alcançar para se conquistar coisas de grande valor… um grade exemplo disse é o cristianismo… onde Deus deu o seu melhor, Jesus Cristo, para alcançar algo de extremo valor para nos, a SALVAÇÃO de sua criação.

jacquelRelativizar o valor a ser pago não é o meu intuito, pois isso é impossível visto que o próprio Deus não só estabeleceu essa lei como também a fez cumprir pela sua infinita graça e amor que nos alcançou. A problemática é: ATÉ QUE PONTO AS INCERTESAS DO FUTURO TORNAM NOSSO PRESENTE INSERTO, ou a afirmativa: SE NOSSO FUTURO É INSERTO O PRESENTE TAMBEM SERÁ. É um argumento totalmente certo e verdadeiro.

E através desse exercício tirei uma conclusão.

Chegando-se assim ao ponto principal desse artigo: TENHO QUE MUDAR MEU FUTURO PARA MUDAR MEU PRESENTE!

O DEUS EM QUEM EU CREIO É O DEUS DO MEU FUTURO: “Pois eu bem sei os planos que estou projetando para vós, diz o Senhor; planos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma esperança.” Jr. 29:11

ELE CONHECE TUDO A MEU RESPEITO: Deus sabe o que me trás medo; Sabe o que vou precisar amanhã; Sabe aquilo que está me afligindo hoje; Minhas insegurança; A solidão; Pequeno recursos; Dominação pelo temor Ele sabe tudo não é oculto a Ele. “Nada na criação está escondida dos olhos de Deus. Todas as coisas ele conhece e estão descobertas perante seus olhos … ” Hebreus 4:13

PERCEBI QUE E “EU” COMO TANTOS OUTROS NÃO ESTÁVAMOS COM PAZ: PERCEBI QUE E “EU” COMO TANTOS OUTROS NÃO ESTÁVAMOS COM PAZ. A Insegurança quanto ao futuro estava refletindo no presente e estava roubando a PAZ. Contudo, os planos de Deus para minha vida incluem PAZ:
Paz não significa ausência de conflito
Paz necessariamente não significa mudança de condições
Paz significa estar num contexto de segurança por causa da presença de quem tem poder – Deus
Paz significa ter relacionamento com quem pode me proteger
Paz significa estar num relacionamento sem culpa
Os planos de Deus incluem um futuro que me satisfaz.
Por saber todas as coisas Deus podia trazer esperança no meio do medo:
“…para vos dar um futuro e uma esperança.” “…para vos dar o fim que desejais…”
 

O MEDO DO FUTURO GERA EM NÓS NÃO SOMENTE INSEGURANÇA MAS CONFUSÃO: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio conhecimento.

A QUESTÃO NESTA ALTURA É: ONDE TENHO BUSCADO AJUDA QUANDO ESTOU CONFUSO? Reconhece-o em teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas”. Provérbio 3:5

Alguns buscam em horóscopo outros em seus próprios sentimentos e até no pastor (ele pode ajudar mas não é Deus). A direção que Deus providencia está relacionada com minha decisão de não confiar em mim mesmo. A direção que Deus providencia resulta em um caminho aplainado por mim dando espaço para Ele agir. Somente o que é íngreme e irregular precisa ser aplainado. No processo de lidar com o medo do futuro passamos por caminhos íngremes.

ESCAPE QUANDO ESTOU TENTADO A PENSAR, FAZER E FALAR O QUE NÃO DEVO: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana. Mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças. Pelo contrário, juntamente com a tentação vos dará o livramento de sorte que possais suportar.” I Co 10:13

medo2O medo revela em nós certas fraquezas e pode nos levar a atitudes escusas, justamente pelo medo de sofrermos com a perda que venhamos a ter e passamos a ser tentados a desconfiar da atuação de Deus para resolver nossos problemas. Quando caímos é porque desistimos de confiar e esquecemos que ele nos suprirá do que precisamos para aguentar o teste: “Quando passares pelas águas eu estarei contigo; quando pelos rios eles não te submergirão; quando passares pelo fogo não te queimarás nem a chama arderá em ti. Pois eu o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador” Is. 43:2-4

DEUS PROMETE ESTAR CONOSCO EM TODOS OS PASSOS DO CAMINHO PARA CHEGAR AO FUTURO QUE ELE TEM PARA NÓS: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim podemos afirmar com confiança, O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que poderá me fazer o homem ?” Hebreus 13:5,6

A promessa de Deus é que Ele será achado na media que Ele é buscado e ao ser achado Deus promete mudar a nossa sorte e a mudança ocorrerá no tempo Dele. Assim, devemos procurar mudar a nossa visão do futuro para que venhamos a ter um presente sólido o bastante para deixar Deus agir… isso não é do tipo de coisa racional, emocional ou mesmo transcende o espiritual… e do tipo FÉ… só FÉ… Naquele que pode: “… dar um futuro e uma esperança.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: