…Caverna d'Zion…

O Bambu e o Cristão…

Posted in Artigos Pessoais by Segundo on dezembro 2, 2008

bambuOuvi uma palavra interessante na minha igreja, digamos que meio diferente das que tenho presenciado ultimamente, não diria que as que tenho ouvido não tem falado comigo, não é isso… quero apenas destacar que achei extremamente didática, simplista, palpável e prazerosa.

A pastora ao ministrar não parecia que estava ministrando parecia que estava desenhando cada tópico em nossas mentes… e o mais interessante é que ela disse antes de começar que Deus tinha primeiro ensinado ela, passo a passo por toda aquela semana, assim ela queria compartilhar algo que ela tinha aprendido… isso foi o bastante para que eu me despusesse a despir de meus pensamento próprios e focalizar no que ela iria falar… pensei comigo, se Deus falou com ela a semana toda vai ser algo muito complexo… contudo para meu espanto não era!!!

Ela fez um paralelo que entre a vida “cristã” e o “bambu” não sei se foi a primeira comparação que foi feita no mundo, acho que não!! mas foi de muito simetria toda a comparação…

Ressaltou alguns pontos…:

1° O bambu não tem ganhos, crescendo em apenas uma direção. Como cristãos não podemos nos desviar de ter somente uma direção que é a direção de cristo, não criando nenhum galho que nos desvie do seu seu propósito.

2° O bambu não cresce de uma vez ele tem gomos, ele cresce por parte, não cresce dois gomos de uma vez. Nos como cristãos não podemos esperar que Deus nos faça crescer de uma vez, da noite para o dia, tem que ter a benção do tempo… tudo tem o seu tempo!!

O bambu não para de crescer, por mais que ele esteja velho ele continua crescendo e fortalecendo cada gomo que ele tem. Como cristãos não podemos achar ” – Já fiz coisa de mais, agora tá bom vou, vou descansar, não preciso mais crescer.” o crescimento não é algo de época ou um modismo ele é uma conseguencia da vida cristã que levamos, uma vez prosseguindo no conhecimento da Palavra de Deus é apenas uma conseguencia nosso crescimento independente da idade ou da maturidade que temos já alcançado diante na carreira cristã.

4° O bambu tem raízes firmes e profundas. Como cristão não podemos ser superficiais pois assim não teríamos força para suportar as ventanias de dificuldade e tribulações a que somos acometidos a cada dia, temos que estar com nossas raízes profundamente enraizadas no evangelho para não cairmos, quanto mais profunda a raiz mais longe ela vai buscar nutriente e mais firme o cristão será.

O bambu não cresce sozinho ele sempre cresce junto com outros bambus. ” – Quem aqui já viu um bambu sozinho? Alguem?!” não existe um bambu crescer sozinho… ele sempre cresce em grupo, unido, juntinho um protegendo o outro. Como cristãos não podemos estar sozinho não tem como crescer e nós fortalecer se não estivermos nem grupos unidos como igreja… diferente dos bambus existem muitos crentes que querem crescer sozinho fora da igreja, fora da congregação, fora do corpo de Cristo… isso além de ser uma aberração é uma ilusão… o cristão tem de congregar e caminhar um do lado do outro.

O bambu quando cai ou quando se quebra não cai no chão ele se apóia nos outros bambus. Uma conseguencia de estarmos unidos é que quando caímos temos alguem em quem apoiar, quando estamos e vivemos como igreja temos um apoio e por pior que seja a queda sempre poderemos ter um apoio para nos reerguer.

7° O bambu quando cai a sua raiz não sai pra fora ela fica no chão e brota outra vez. Como cristão temos que ter o entendimento que constantemente Deus nos leva a brotar e ter sempre algo novo… independe do que construirmos Ele sempre esta pronto a usar as nossas raízes para nos dar algo novo e mais forte do que já temos… então quando surgir a a dolorosa dor do crescimento de renascer da cinza como a fênix que isso seja vista como uma oportunidade concedida por Deus para nos dar algo totalmente novo.

8° O Bambu é oco, ele é vazio por dentro. Nos como cristão temos que ser vazio de nos mesmos para podermos termos as virtudes e competências de Deus sobre nossa vida. O mais interessante é que o bambu é oco para poder reter água para os momentos de sequidão que sempre vem, ele tem uma reserva… Como diz um dito popular “Quem guarda sempre tem!”. Quantos cristão não tem uma reserva para um momento de tribulação ou num momento de deserto… ficamos sedentos e nos lembramos quantas oportunidades deixamos passar… momentos que poderíamos estar fazendo uma reserva abundante para esses momentos de seca, mas infelizmente nos acostumamos somente com água de cada dia e não nos esvaziamos para fazermos reservas.

O bambu, mesmo sendo muito comprido, se inclina ate o chão (esse o último ponto que me deixou mui maravilhado). o bambu se inclina se curva… se curvar significa humildade, reverência… por maior e mais longo que ele seja ele se curva… quantas vezes como cristão não nos curvamos diante da presença de Deus, parece que quanto mais nos tornamos velhos na fé mais turrão nos tornamos juntos, esquecemos de ser humildes e de nos prostrarmos diante da soberania de Deus…

Pois bem… quem diria que um bambu tem tantos a nos ensinar… Contudo… muito mais tem aquele que fez tudo que existe, principalmente o bambu… eu… e você!!!

 

Anúncios
Tagged with: ,

3 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Hugo said, on dezembro 20, 2008 at 1:31 PM

    isso ai e verdade mesmo tava no dia dessa palavra e gostei muito! continue compartilhando aquilo ki vc tem aprendido segundo valeus!

  2. Deya said, on julho 1, 2009 at 4:33 AM

    Engracado que essa palavra e a mesma de um proverbio Chines……..

  3. lucas martins said, on junho 13, 2012 at 1:19 PM

    a sabedoria vem de deus


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: